Make your own free website on Tripod.com

Estágio com o mestre Yamada

Inicio
Novidades
Actividades
Treinos
Dojos
Instrutores
Inscrições
O Estilo
Principios
Artigos
A História
Docs. Históricos
Álbum de Fotos
Visitantes
Links

 

O meu primeiro contacto com o mestre Yamada foi por volta de 1995 num estágio realizado no Estoril. Como ainda era um iniciado não percebi o verdadeiro valor deste mestre pois também não tinha nenhuma base de comparação. A minha admiração, na altura, estava ligada aquela ideia mística de estar junto a um mestre Japonês e não propriamente a avaliar a sua capacidade técnica e humana.

Nos dias 7 e 8 de Dezembro de 2002 realizou-se um magnífico estágio com este mestre organizado pela Liga Portuguesa de Karate-Do (organização que orgulhosamente pertenço). Aí pude verificar o verdadeiro valor deste mestre, sempre sorridente e afável com todos, conseguindo rapidamente conquistar um grupo que o via pela primeira vez. Mestre Yamada mostrou a aplicação prática das suas técnicas e conceitos chamando várias karatecas para demonstrarem com ele.

Fiquei de facto admirado, eu já tinha estado com vários mestres japoneses mas este era o único a que se poderia dizer que “dava o corpo ao manifesto”, não por os outros não o fazerem, mas este fazia-o duma maneira especial, notava-se a sua paixão por tudo aquilo que ensinava.

Vários estilos de Karate estiveram presentes e o mestre Yamada conseguiu algo que considero de mágico: com a sua cortesia e saber soube integrar todos estes estilos, com as suas particularidades, num treino muito dinâmico. Mostrou diferenças e semelhanças entre estilos, mas mais do que isso, soube mostrar que o karate é algo único e indivisível.

No final do estágio fiquei com pena de não poder treinar todas as semanas com este mestre. No entanto aprendi que a maior riqueza deste estágio foi tornar vivos os ensinamentos do mestre Yamada e esperar por outros quando voltar.

Já treinei com vários mestres japoneses, mas o mestre Yamada foi sem dúvida um dos melhores, apesar de ter gostado muito dos outros. Ensinou-nos verdadeiros conceitos de karate tradicional e desmistificou muitos daqueles pormenores que existem no karate e que só servem para nos afastar do verdadeiro caminho – melhorarmos como pessoas.


Sequências do estágio:


 

Para questões ou comentários sobre este site envie mail para kunshi_no_ken@yahoo.com
Autores: João Colaço & Mário Magalhães